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Licenciatura em Gestão Pública

Laboral e Ensino a Distância

A licenciatura em Gestão Pública tem como principal objetivo a formação e aperfeiçoamento, técnico e científico, de profissionais qualificados para o exercício de cargos de gestão pública, modernizando e inovando a Administração Pública. A licenciatura em Gestão Pública funciona em dois regimes: regime presencial (laboral) e regime a distância (eLearning).

A aprendizagem em regime a distância (eLearning) é feita através de aulas por videoconferência. Este regime possibilita uma gestão de tempo flexível, em qualquer parte do país (continente e ilhas) ou até mesmo no estrangeiro, representando enormes benefícios para profissionais, em especial para os atuais trabalhadores da Administração Pública, permitindo conciliar a atividade profissional com a obtenção do grau de licenciado/a. A frequência em regime a distância implica que o estudante esteja dotado de um computador (com câmara) e bom acesso à internet.

  • Testemunhos

    Lázaro Oliveira

    Com o modelo “e-learning”, tornou-se possível uma gestão pessoal do horário, permitindo-me assim realizar e alcançar este objetivo de obter uma licenciatura, a qual contribuiu de forma muito positiva para um enorme crescimento pessoal e profissional, tendo impulsionado de forma categórica a minha posição no mercado de trabalho.

    Atualmente, desenvolvo atividades de consultoria para a gestão autárquica e funções de especialista em políticas de administração pública, na área da gestão, especialmente relacionadas com os recursos humanos e a contabilidade, num gabinete de estudos e consultoria autárquica.

    O sucesso obtido devo-o muito à disponibilidade e objetividade dos profissionais do IPCA, ao enorme espírito de equipa dos colegas e, interesse e proximidade dos docentes, a quem agradeço as experiências partilhadas e, sobretudo o interesse em ensinar.

    Consultor

    OrientExpoente / Módula C

  • Saídas Profissionais

    • Administração central direta
    • Institutos Públicos
    • Autarquias Locais
    • Empresas Públicas
    • Associações Públicas
    • Outros Organismos da Administração Pública
    • Gabinetes de estudos, ensino e investigação
    • Entidades privadas com interesse e intervenção na área da gestão pública
  • Condições de acesso

    Provas de Ingresso

    Candidatura de 2025:
    Duas das seguintes provas:
    04 Economia
    16 Matemática
    18 Português

    Preferência regional
    Área de influência: Braga, Porto e Viana do Castelo.
    30% de vagas.

    Preferência habilitacional
    10% para os seguintes cursos:
    085 Administração
    216 Contabilidade e Administração (Port. 32/2005)
    571 Administração e Marketing (Port. 26/2005)
    575 Contabilidade e Gestão (Port. 26/2005)
    672 Contabilidade e Gestão (Port. 817/2009)
    722 Técnico Administrativo
    733 Técnico de Contabilidade e Gestão
    746 Técnico de Gestão Administrativa
    980 Recorrente – Administração
    996 Administração (Port. 37/2005)
    A13 Contabilidade e Gestão (VC) (Port. 941/2009)
    A14 Contabilidade e Gestão (VT) (Port. 941/2009)
    G05 Contabilidade e Gestão (VC)
    G31 Contabilidade e Gestão Empresarial
    G47 Contabilidade e Empreendedorismo
    G56 Contabilidade e Gestão
    G72 Colégio Internato dos Carvalhos – Cursos do DL 286/89
    G73 Colégio de Gaia – Cursos do DL 286/89
    G74 Instituto Nun’Álvares – Cursos do DL 286/89
    G80 Cursos profissionais das EP anteriores ao DL 74/2004
    P51 Técnico de Gestão
    S17 Técnico de Apoio à Gestão

    Número de Vagas:
    40

    Fórmula de Cálculo
    Média de Secundário: 50%
    Provas de Ingresso: 50%

    Nota de Candidatura
    100 pontos

    Nota das Provas de Ingresso
    100 pontos

  • Estrutura curricular

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Princípios de Gestão GE 5
    S1 Contabilidade Financeira das Administrações Públicas CP 6
    S1 Fundamentos do Direito CJP 4,5
    S1 Teoria do Estado e Direito Constitucional CJFU 5
    S1 Microeconomia ECON 4,5
    S1 Administração Publica AFP 5
    S2 Finanças Públicas AFP 5
    S2 Contabilidade Orçamental para as Administrações Públicas CP 4,5
    S2 Gestão de Serviços AFP 5
    S2 Macroeconomia ECON 4,5
    S2 Direito e Procedimento Administrativo CJAF 5,5
    S2 Estatística Aplicada MEst 5,5

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Gestão e Análise Financeira FIN 5,5
    S1 Direito Contratação Pública CJAF 5
    S1 Contabilidade Analítica das Administrações Públicas CP 5
    S1 Gestão dos Recursos Humanos na Administração Pública AFP 5
    S1 Economia Pública e da Regulação ECON 4,5
    S1 Finanças Públicas Locais AFP 5
    S2 Modelos de Gestão Pública AFP 4,5
    S2 Economia Regional e Local ECON 4,5
    S2 Auditoria Pública AUD 4
    S2 Políticas Públicas AFP 6
    S2 Direito do Trabalho em Funções Públicas CJE 6
    S2 Opção 1 5

    Opção 1 – Os Estudantes escolhem uma unidade curricular constante da tabela "Opções 1, 2 e 3".

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Semestre Unidades Curriculares AC ECTS
    S1 Fiscalidade FISC 6
    S1 Políticas do Ordenamento do Território AFP 4,5
    S1 Contabilidade de Gestão nas Entidades Públicas CP 5
    S1 Gestão do Património Público CJAF/AFP 4,5
    S1 Gestão e Avaliação de Projetos FIN 5
    S1 Opção 2 5
    S2 Governação Digital TSI/AFP 6
    S2 Finanças Públicas Europeias AFP 5
    S2 Projeto Aplicado em Gestão Pública / Estágio Curricular AFP 14
    S2 Opção 3 5

    Opção 2 e 3 – Os Estudantes escolhem duas unidades curriculares constantes da tabela "Opções 1, 2 e 3"

    AC – Área Científica Principal
    ECTS - Créditos ECTS
    Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)

    Opções 1, 2 e 3
    • Gestão Autárquica
    • Ética e Deontologia na Administração Pública
    • Direito do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável
    • Marketing Público
    • Direito e Procedimento Tributário
    • Desenvolvimento Organizacional na Administração Pública
    • Direito Contraordenacional
    • Direito e Contencioso da União Europeia

     

    Consultar aqui a Estrutura Curricular

     

  • Mais informações

    Diretora de Curso:

    Isabel Ferreira

    iferreira@ipca.pt

    Gabinete 22

    Subdiretora de Curso:

    Paula Loureiro

    ploureiro@ipca.pt

    Gabinete 21

     

  • Avaliação/Acreditação

    Acreditação A3ES

    Estado: Acreditado

    Nº de anos de acreditação: 6

    Data da acreditação: 02-05-2019

     

    Registo DGES

    Estado: Registado

    Registo inicial: R/A-Cr 3/2010 de 18-06-2010
    Registos de alteração: R/A-Cr 3/2010/AL01 de 04-11-2019

    Guião de Autoavaliação