Direito

O Departamento de Direito encontra-se atualmente dividido por cinco áreas disciplinares: as ciências Jurídico-Privatísticas; as ciências Jurídico-Empresariais; as ciências Jurídico-Fundamentais, as ciências Jurídico Administrativas e Fiscais e as ciências Jurídico-Forenses.

 O seu corpo docente é composto por docentes de carreira e docentes convidados, dos quais seis são doutorados. O departamento conta no seu seio com docentes convidados com perfil para o ensino da Solicitadoria, ou seja, profissionais solicitadores e advogados vocacionados para o ensino prático da profissão de solicitador.
O Departamento de Direito tem assumido, desde 2006, um papel preponderante na formação de quadros licenciados em Solicitadoria. Vocacionado para o ensino do Direito, visa igualmente a promoção da investigação e a especialização em Solicitadoria Empresarial e na área dos Contratos, no âmbito do Mestrado em Solicitadoria.

 A aposta na produção, difusão e valorização dos resultados de investigação na área científica do Direito tem constituído um permanente desafio, pelo que o Centro de Investigação Jurídica Aplicada (CIJA), integrado no Departamento de Direito, tem atualmente um papel fundamental na consolidação deste objetivo.

sara-leite-silva

Licenciada em Direito pela Universidade do Minho em 2000 e Doutora em Direito pela Universidade de Santiago de Compostela em 2014, é Professora Adjunta da área disciplinar de Ciências Jurídico-Empresariais, da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), desde 2015.

Iniciou a sua carreira no ensino superior no IPCA em 2002 como assistente, tendo passado a professora adjunta da ESG em 2015.

Cargos institucionais: Membro do Conselho Técnico-Científico da ESG desde novembro de 2014; Diretora do Curso de Licenciatura em Solicitadoria entre janeiro de 2015 e dezembro de 2015.