Direito

O Departamento de Direito encontra-se atualmente dividido por cinco áreas disciplinares: as ciências Jurídico-Privatísticas; as ciências Jurídico-Empresariais; as ciências Jurídico-Fundamentais, as ciências Jurídico Administrativas e Fiscais e as ciências Jurídico-Forenses.

 O seu corpo docente é composto por docentes de carreira e docentes convidados. O departamento conta no seu seio com docentes convidados com perfil para o ensino da Solicitadoria, ou seja, profissionais solicitadores e advogados vocacionados para o ensino prático da profissão de solicitador.

O Departamento de Direito tem assumido, desde 2006, um papel preponderante na formação de quadros licenciados em Solicitadoria. Vocacionado para o ensino do Direito, visa igualmente a promoção da investigação e a especialização em Solicitadoria Empresarial e na área dos Contratos, no âmbito do Mestrado em Solicitadoria.

Iva Faria é Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, desde 2002, Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Escola de Direito da Universidade Católica do Porto, desde 2008 e possui o Título de Especialista em Prática Forense, Área Científica de Ciências Jurídico-Privatísticas, obtido em 2019. É Professora Adjunta da área disciplinar de Ciências Jurídico-Empresariais da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Iniciou a sua carreira no ensino superior no IPCA em 2008 como assistente, tendo passado a Professora Adjunta em 2019.

Cargos institucionais: Membro do Conselho Pedagógico da ESG desde dezembro de 2013, Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Serviços Jurídicos do IPCA, de fevereiro de 2010 a agosto de 2015, Diretora do Curso Técnico Superior Profissional de Serviços Jurídicos do IPCA, de julho de 2015 a setembro de 2016.