Gestão

O Departamento de Gestão está estruturado em quatro áreas disciplinares: Economia, Finanças, Gestão Empresarial e Administração e Finanças Públicas. Para o desenvolvimento destas áreas contamos com um corpo docente devidamente preparado sob o ponto de vista académico, investigação aplicada e prática empresarial, com destaque para 13 doutorados e 2 especialistas a tempo integral.

A oferta formativa diversificada correspondente a três licenciaturas: Finanças (regime laboral), Gestão Bancária e Seguros (regime laboral e pós-laboral), Gestão Pública (em regime de e-learning) a dois mestrados: Mestrado em Gestão da Organizações (no âmbito da APNOR*) e  Mestrado em Banca e Seguros e cursos técnicos superiores profissionais (TeSPS).

Procuramos que os nossos cursos e a formação neles lecionada sirva os interesses das empresas e do setor publico, preparando profissionais devidamente qualificados para dar resposta a um mercado de trabalho cada mais competitivo. O sucesso e prestação dos nossos estudantes nos diversos setores onde prestam serviço são o testemunho do trabalho que desenvolvemos e que queremos preservar e continuar.   

Num mundo cada vez mais global, incentivamos a criação e acordos internacionais de intercâmbio de estudantes e docentes. Cada vez mais temos recebido estudantes de todo o mundo para os nossos cursos e os nossos estudantes também têm complementado a sua formação em Instituições estrangeiras de referência. 

Laurentina Cruz Vareiro é Doutorada em Ciências Económicas, área do conhecimento de Economia Rural, Regional e Urbana, com a tese Turismo como estratégia integradora dos recursos locais: o caso da NUT III Minho-Lima, pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, desde 2008. Possui Mestrado em Estudos Económicos e Sociais, pela mesma Universidade, onde tinha já obtido a Licenciatura em Administração Pública.

Atualmente é Professora Adjunta da área disciplinar de Economia do Departamento de Gestão da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (ESG-IPCA), onde é docente desde 1997.

Para além da atividade docente, já desempenhou várias funções na ESG, designadamente, Diretora do Mestrado em Gestão do Turismo, Diretora da Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas, Membro eleito do Conselho Geral do IPCA, do Conselho Técnico-científico e do Conselho Pedagógico. É membro da UNIAG, Unidade de Investigação Aplicada à Gestão, tendo também colaborado na unidade de I&D Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e no Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), ambos da Universidade do Minho. É autora de artigos na área da Economia Regional, da Economia do Turismo e do Turismo Rural e Cultural.