Contabilidade e Fiscalidade

O Departamento de Contabilidade e Fiscalidade está estruturado em cinco áreas disciplinares: Contabilidade e Relato Financeiro; Contabilidade Pública; Contabilidade Analítica e de Gestão; Auditoria e Fiscalidade. Dos docentes afetos ao departamento destacam-se onze doutorados e ainda seis professores com título de especialista.

A oferta formativa envolve diversas valências nomeadamente, mestrados e licenciaturas nas áreas da contabilidade e fiscalidade. De referir que os cursos de mestrado e licenciatura estão reconhecidos pela Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) em relação ao estágio profissional previsto na alínea c) do art.º 2º do Título I do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais da OCC. Ou seja, a realização do estágio curricular na área da contabilidade, com aproveitamento, no 3º ano do curso de licenciatura ou 2º ano de mestrado dispensa da realização do estágio profissional da OCC.

Acresce ainda que para os profissionais que já são Contabilistas Certificados, a frequência do Mestrado, com aprovação na parte curricular, equivale ao cumprimento por dois anos de uma média anual de 35 créditos de formação, nos termos da e) do n.º 1 do art.º 15º do Regulamento da Formação de Créditos para Efeitos de Controlo de Qualidade da OCC.

Um acordo de cooperação entre o IPCA e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), do Brasil permite a dupla titulação na área da Contabilidade em cursos de licenciatura e mestrado. Este programa assenta no reconhecimento recíproco de ambas as instituições e das suas formações. A dupla titulação concede ao estudante, simultaneamente, um título da instituição de origem e um título da instituição estrangeira que lhe permite o reconhecimento da habilitação académica para poder trabalhar em qualquer um dos países.

A investigação realizada ao nível do departamento, envolvendo os estudantes e os docentes, insere-se no Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF). As parcerias estabelecidas entre o CICF e outras instituições de investigação científica, nacionais e internacionais, bem como com as entidades públicas e privadas da região têm contribuído para a sua consolidação e afirmação, fomentando a investigação científica aplicada.

* Associação de Politécnicos da Região Norte (APNOR). Mestrado oferecido em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança e de Viana do Castelo.

Patrícia Quesado é Doutora em Ciências Empresariais, ramo de Contabilidade, em 2010, pela Universidade de Santiago de Compostela e Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade do Minho, em 2005, é Professora Coordenadora da área disciplinar de Contabilidade Analítica e de Gestão da Escola Superior de Gestão.

Iniciou a sua carreira no ensino superior no IPCA em 2001 como assistente convidada, tendo passado a professora adjunta em 2011 e a professora coordenadora em 2021.

Cargos institucionais: Membro do Conselho Consultivo da ESG desde outubro de 2021; Membro do Conselho Técnico-Científico da ESG; Membro do Conselho Pedagógico da ESG até novembro de 2020; Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF); Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Contabilidade de Gestão e Estratégia Empresarial (2.ª e 3.ª edição); Diretora do curso de Licenciatura em Fiscalidade, de julho de 2012 a janeiro de 2015.