Seminário sobre as alterações fiscais do Orçamento do Estado para 2024

As alterações fiscais decorrentes da entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2024 foram tema de apresentação e debate na Escola Superior de Gestão do IPCA.

Integrado no plano de atividades do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade, a iniciativa realizou-se em Barcelos, no dia 8 de fevereiro, tendo contado com a presença de 112 participantes, tratando-se de mais uma iniciativa de sucesso da ESG.

A iniciativa, que a ESG tem vindo a realizar anualmente, teve como objetivo dar a conhecer, analisar e debater as medidas orçamentais com implicação fiscal, para o ano 2024, pelo que os oradores abordaram as principais novidades relativas aos impostos sobre o rendimento (IRS e IRC), IVA, impostos sobre o património (IMI e IMT), Imposto do Selo, Benefícios Fiscais e Código Fiscal de Investimento, assim como as alterações relativas à justiça tributária (LGT e CPPT).

O seminário teve como oradores os docentes da ESG especialistas em matéria fiscal Dr. Luís Filipe Esteves, Dr. Rui Bastos e Dr. Domingos Fernandes, cujas intervenções e debate que promoveram foram um valioso contributo para quem esteve presente.

A forte procura que este seminário regista afirma-o como uma das iniciativas da ESG que mais sucesso tem, quer entre o meio académico, quer também entre o meio empresarial da região, essencialmente na atividade dos contabilistas e auditores.

A Escola Superior de Gestão do IPCA procura, assim, dar resposta às necessidades de formação e atualização na área fiscal.