Camilo Lourenço, conhecido jornalista e comentador sobre a área económica, conduziu o evento com o intuito de partilhar conhecimento sobre literacia financeira. A plateia, presencial e online, repleta de estudantes, docentes, empresas e outras entidades, ficou a conhecer diversas formas que as empresas têm para apoiar os trabalhadores, além do vencimento.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, salientou a importância da sessão na perspetiva da capacitação do país para a literacia financeira, dando como exemplo investimentos em inovação e ciência aplicada às empresas, que o IPCA tem vindo a realizar nos últimos anos.
O painel de convidados, representantes da Fidelidade, Novo Banco, Sendys, Viseeon e da Associação Empresarial do Minho, foi unânime em registar que há ainda muito desconhecimento sobre a área financeira e que iniciativas destas se revestem de enorme importância para capacitar as pessoas e as empresas, sendo que a palavra que mais se ouviu foi “poupança”.
O Pró-Presidente do IPCA para as áreas de Empreendedorismo, Emprego e Alumni, Pedro Melo, encerrou a sessão, reforçando o papel das instituições de ensino superior na captação e retenção de estudantes estrangeiros que serão depois integrados no mercado de trabalho português, integração por todos referida como essencial para a sustentabilidade da economia.
Ainda antes do evento, cerca de 20 estudantes do IPCA tiveram a oportunidade de participar nas Speed Interviews com as empresas Viseeon Portugal, Painhas S.A, NovoBanco, Sendys Group, Kuanto Kusta, Neyond, Fricom e Pinto Brasil.