Docentes do IPCA lançam livro sobre a Fiscalidade Verde nas empresas

As docentes da Escola Superior de Gestão do IPCA Ana Dinis, Fátima David, Liliana Pereira e Sara Luís Dias são as autoras do livro "Taking on Climate Change Through Green Taxation”.

A obra, publicada em agosto, resulta de um convite da editora IGI Global e surge no âmbito da linha de investigação em Fiscalidade do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF), no seguimento do projeto “Literacia fiscal ambiental das micro, pequenas e médias empresas (MPME): um roteiro de transição para uma fiscalidade verde”.

O livro aborda temas como a responsabilidade social, a gestão fiscal ambiental e a política fiscal sustentável, sendo fundamental para decisores políticos, profissionais de governação empresarial e responsabilidade social e investigadores das áreas da fiscalidade, da contabilidade, da auditoria, das finanças, da governação empresarial e da responsabilidade social das empresas. Com esta obra pretende-se alargar o debate internacional sobre a questão da Fiscalidade Verde e o seu impacto em decisões empresariais mais sustentáveis.

Este projeto multidisciplinar envolve 33 autores de 14 Instituições de Ensino Superior, de 6 Centros de Investigação e de 6 Países (Portugal, Canadá, Colômbia, Brasil, Espanha e Turquia). Envolve também docentes de todos os Departamentos da Escola Superior de Gestão.