IPCA debate a importância da Literacia Financeira

“Quanto vale um emprego?” foi a pergunta que motivou a sessão de Corporate Talks, que decorreu dia 20 de abril, no Campus do IPCA, numa sessão organizada pela Escola Superior de Gestão, em parceria com várias entidades empresariais.

Camilo Lourenço, conhecido jornalista e comentador sobre a área económica, conduziu o evento com o intuito de partilhar conhecimento sobre literacia financeira. A plateia, presencial e online, repleta de estudantes, docentes, empresas e outras entidades, ficou a conhecer diversas formas que as empresas têm para apoiar os trabalhadores, além do vencimento.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, salientou a importância da sessão na perspetiva da capacitação do país para a literacia financeira, dando como exemplo investimentos em inovação e ciência aplicada às empresas, que o IPCA tem vindo a realizar nos últimos anos.

O painel de convidados, representantes da Fidelidade, Novo Banco, Sendys, Viseeon e da Associação Empresarial do Minho, foi unânime em registar que há ainda muito desconhecimento sobre a área financeira e que iniciativas destas se revestem de enorme importância para capacitar as pessoas e as empresas, sendo que a palavra que mais se ouviu foi “poupança”.

O Pró-Presidente do IPCA para as áreas de Empreendedorismo, Emprego e Alumni, Pedro Melo, encerrou a sessão, reforçando o papel das instituições de ensino superior na captação e retenção de estudantes estrangeiros que serão depois integrados no mercado de trabalho português, integração por todos referida como essencial para a sustentabilidade da economia.

Ainda antes do evento, cerca de 20 estudantes do IPCA tiveram a oportunidade de participar nas Speed Interviews com as empresas Viseeon Portugal, Painhas S.A, NovoBanco, Sendys Group, Kuanto Kusta, Neyond, Fricom e Pinto Brasil.