Research Seminars em fevereiro na ESG

O Mestrado em Gestão tem mais dois Research Seminars preparados para o mês de fevereiro, dirigidos especialmente aos estudantes da especialização em Gestão Financeira e abertos a toda a comunidade.

No dia 2 de fevereiro, a ESG recebe o seminário: “Atividade Cerebral dos Investidores Financeiros”, que será proferido por João Paulo Vieito, Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

A sessão está agendada para as 18h30, no auditório António Martins, e tem entrada livre.

No dia 12 de fevereiro, o seminário será dedicado ao tema: “Literacia financeira e comportamento financeiro”. A sessão será conduzida por Cristiana Cerqueira Leal, Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UM). O evento será online, através do zoom, pelas 10h00.

Link zoom:

Sobre João Paulo Vieito:

Pós-doutorado pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com trabalhos desenvolvidos na área das neuro-finanças.  Doutorado em Ciências Empresariais, especialização em Finanças, pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Mestre em Finanças pela Universidade Católica Portuguesa. Possui ainda um MBA em Gestão de Operações Comerciais pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Atualmente é Professor Coordenador com Agregação na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O seu trabalho de investigação reparte-se pelas áreas da eficiência de mercados, finanças comportamentais, remuneração de executivos tendo publicado em revistas científicas como o Jornal of Corporate Finance, Pacific-Basin Finance Journal, Asia Pacific Journal of Management, Emerging Markets Finance and Trade,  Applied Economics,  Journal of Economics and Finance, Quarterly Journal of Finance and Accounting, International Journal of Economic Research, entre outros.

Sobre Cristiana Cerqueira Leal:

Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

É doutorada em Ciências Empresariais e licenciada em Gestão de Empresas, pela Universidade do Minho.

Tem como principais áreas de interesse de investigação Finanças Comportamentais; Decisão de Investimento e Gestão de Carteiras. O seu trabalho de investigação tem sido reconhecido com alguns prémios, nomeadamente, Best Paper Award – PFN 2016; nomeação para o Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets – Euronext Lisbon Awards 2014. Tem tido colaborações pontuais com órgãos de comunicação social nacionais com interesse na divulgação dos seus trabalhos de investigação.