Investigadores de 20 países na 9th International Public Sector Conference

A 9th International Public Sector Conference, que tem o IPCA entre as entidades organizadoras, está a decorrer até 8 de setembro no ISCTE, em Lisboa, com a presença de 120 investigadores provenientes de mais de 20 países.

Fotografia de Hugo Alexandre Cruz/©ISCTE

Ao longo de três dias são apresentados cerca de 80 artigos científicos, contando com três sessões plenárias e dois debates abertos. Em paralelo decorre, ainda, o programa doutoral onde são discutidos 10 projetos de estudantes de doutoramento.

No primeiro dia de trabalho, após a sessão de abertura, o juiz conselheiro do Tribunal de Contas, José Tavares, proferiu uma palestra sobre “Public Management, Accounting and Auditing: approaches, trends and challenges”. Na sua comunicação, destacou os principais desafios que se colocam à gestão pública no contexto atual, bem como a importância de existirem boas normas de contabilidade pública para promover a transparência e e aumentar a qualidade da informação.

No debate aberto, intitulado Toward Public Sector Accounting Harmonization: IPSAS and SNC-AP”, foram discutidas as práticas adotadas na Europa com vista à adoção/adaptação das IPSAS aos sistemas contabilísticos nacionais, bem como o processo de implementação do SNC-AP em Portugal. Foram, ainda, apresentados os principais desafios deste processo de mudança e boas práticas que podem fazer a diferença no processo de implementação.

Óscar Figueiredo, coordenador da Comissão de Normalização Contabilística para a Administração Pública, e Marc Wermuth, membro do IPSASB, foram os oradores convidados para esta sessão.

9th International Public Sector Conference está a decorrer de 6 a 8 de setembro e é organizada pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA em parceria com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e o European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM).

(Fotografia de abertura de Luís Miguel Carneiro/©ISCTE)