Governação

  • A Direção é o órgão que superiormente representa, dirige, orienta e coordena as atividades e serviços da Escola, de modo a imprimir-lhes unidade, continuidade e eficiência.

    Sandra Cunha

    Diretora da Escola Superior de Gestão do IPCA

    Licenciada em Administração Pública, Mestre em Estudos Europeus e Doutorada em Ciências da Administração, pela Universidade do Minho.

    Iniciou a sua carreira no IPCA em 1998. Desenvolve investigação na área da corrupção no setor público, transparência, compras públicas e políticas públicas. É membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

    Cargos institucionais:

    Presidente do Conselho Pedagógico da ESG;

    Presidente da Comissão de Prevenção da Corrupção do IPCA;

    Diretora do Curso de Mestrado em Gestão Autárquica;

    Subdiretora da Licenciatura em Gestão Pública.

     

  • O Conselho Técnico-Científico (CTC) é o órgão colegial de natureza técnico-científica da ESG do IPCA, constituído nos termos dos seus estatutos definitivos.

    Sónia Maria da Silva Monteiro

    Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão

    Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho (1997), Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade do Minho (2002)  e Doutora em Ciências Empresariais (especialização em contabilidade) pela Universidade de Santiago de Compostela (2007).

    Professora Coordenadora da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) na área da Contabilidade Empresarial, desde 2002, onde é coordenadora da área disciplinar da Contabilidade e Relato Financeiro.

    Iniciou a sua carreira no ensino superior no IPCA em 1997 como assistente, tendo passado a professora adjunta da ESG em 2003 e desde 2012 a professora coordenadora.

    Cargos institucionais:

    Diretora do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA de julho de 2017, onde também coordena na linha de investigação da Contabilidade e Responsabilidade Social;

    Diretora do  Mestrado Contabilidade e Finanças (APNOR), desde novembro de 2017;

    Diretora do Mestrado em Fiscalidade da ESG ( novembro 2008 a julho de 2017);

    Diretora da Licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade (ensino a distância) da ESG (julho de 2012 a setembro de 2014);

    Diretora do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade (julho 2012 a fevereiro de 2016);

    Membro do Conselho Geral do IPCA desde novembro de 2010;

    Membro do Conselho Coordenador de Avaliação do IPCA, desde Setembro de 2010;

    Membro do Conselho Pedagógico da ESG (dezembro de 2009 a janeiro 2017).

  • O Conselho Pedagógico é um órgão de gestão pedagógica da ESG e pronuncia-se sobre a orientação pedagógica da ESG e tem como finalidade contribuir para garantir a qualidade pedagógica do ensino ministrado.

    Sandra Cunha

    Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão

    Licenciada em Administração Pública, Mestre em Estudos Europeus e Doutorada em Ciências da Administração, pela Universidade do Minho.

    Iniciou a sua carreira no IPCA em 1998. Desenvolve investigação na área da corrupção no sector público, transparência, compras públicas e políticas públicas. É membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.

    Cargos institucionais:

    Presidente do Conselho Pedagógico da ESG;

    Presidente da Comissão de Prevenção da Corrupção do IPCA;

    Diretora do Curso de Mestrado em Gestão Autárquica;

    Subdiretora da Licenciatura em Gestão Pública.

     

     

     

  • Plano de Ação das Medidas Estratégicas da ESG no Plano Estratégico do IPCA

     

     

  •  

    Estatutos da ESG publicados através do Despacho nº 7029/2020, de 9 de julho

    Regulamento Académico do IPCA

    Regulamento da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágios dos Cursos de Mestrado do IPCA

    Regimento do Conselho-Técnico Científico da ESG do IPCA

    Regimento do Conselho Pedagógico da ESG do IPCA

     

  • Discussão Pública da proposta de Regulamento de avaliação de conhecimentos e Competências dos Cursos da ESG

    Nos termos do n.º 3 do artigo 110.º do Regime jurídico das instituições de ensino superior e do artigo 101.º do Código do Procedimento Administrativo, torno público que está em fase de discussão pública proposta de “Discussão Pública da proposta de Regulamento de avaliação de conhecimentos e Competências dos Cursos da ESG“, visando a sua apreciação através da recolha de sugestões feitas pelos interessados.

    Os contributos e sugestões devem ser efetuados por escrito e remetidos, até ao dia 07  de novembro de 2021, para o endereço de correio eletrónico: esg@ipca.pt.