O evento, organizado pela APNOR – Associação de Politécnicos do Norte -, que inclui além do IPCA, os Politécnicos de Bragança, Porto e Viana do Castelo, terá lugar no auditório Dr. António Martins, no Campus do IPCA, em Barcelos, e pretende constituir-se como um espaço de partilha e reflexão académica, reunindo estudantes, docentes e investigadores da área.
A receção dos participantes terá início às 10h30, acompanhada de uma Exposição de Posters. Segue-se a sessão de abertura, com intervenções da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, da Diretora da ESG, Sandra Cunha, e da Coordenadora do Mestrado em Contabilidade e Finanças, Kátia Lemos.
A sessão plenária, marcada para as 11h15, contará com duas oradoras convidadas:
- Cláudia Teixeira (ISCAP – Instituto Politécnico do Porto), sobre “O Ensino da Contabilidade na atualidade: potencial e impacto”;
- Márcia Santos (Universidade Lusófona, Centro Universitário Lisboa & ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa), com a comunicação “Explorar o potencial da Inteligência Artificial na investigação em Contabilidade e Finanças: da revisão da literatura à análise crítica”.
A parte da tarde será dedicada à apresentação de trabalhos finais, culminando com a entrega do prémio para o melhor Poster e a sessão de encerramento.
Estas jornadas representam uma oportunidade única para discutir as mudanças que a Inteligência Artificial está a provocar nas áreas da Contabilidade e das Finanças, bem como para valorizar a investigação realizada no âmbito do mestrado.