O financiamento Erasmus+ será no valor de 14,4 milhões e tem a duração de quatro anos, entre 2024 e 2027, permitindo à RUN-EU, e a todos os seus membros, a continuação desta colaboração estratégica.
O IPCA é um dos sete parceiros nesta rede que irá receber mais dois novos membros, a Universidade de Burgos (Espanha) e a Howest University of Applied Sciences (Bélgica), passando a aliança a integrar nove instituições de ensino superior europeias.
Maria José Fernandes, Presidente do IPCA e do CCISP, vê nesta aliança uma oportunidade única para continuar a reforçar a dimensão internacional do IPCA. “Esta notícia é excelente. Poderemos continuar a trabalhar afincadamente na transformação da nossa região com perspetivas internacionais, oportunidades para estudantes, professores e trabalhadores do IPCA num campus virtual alargado agora a nove parceiros. Para o IPCA a RUN-EU é estrutural e estruturante, neste contexto ampliamos a inovação pedagógica e a investigação através da internacionalização.”
Este novo financiamento vai permitir que a RUN-EU continue a garantir o progresso económico, social, cultural e sustentável das regiões envolvidas, proporcionando aos estudantes, investigadores, docentes e colaboradores um leque de softskills ao nível do digital, sustentabilidade e inclusão, potenciando o aumento da competitividade das regiões e a redução das disparidades de desenvolvimento regional existentes na UE.
Após avaliação em 2027, será possível receber financiamento por mais dois anos. Isto significa que a RUN-EU, incluindo a fase piloto de três anos, terá um quadro operacional de, pelo menos, nove anos.