Projeto 50+10 em Finanças com novas entidades e internacionalização

À semelhança das edições anteriores, neste semestre os estudantes do segundo ano do curso de Finanças responderam a novos desafios, no âmbito do projeto de inovação pedagógica 50+10.

Desta vez, contamos com a colaboração de três novas entidades externas: a Flexdeal SIMFE, representada por Alberto Amaral e por Luísa Sá Carneiro, o Instituto de Gestão e Administração Pública (IGAP), representado por Margarida Couto e por Maria José Silva, e a EAmb – Esposende Ambiente, representada por Paulo Marques e por Elisabete Capitão. A Flexdeal SIMFE abraçou o Projeto 50+10 a nível internacional, no âmbito da RUN-EU, e o IGAP e a EAmb participaram neste projeto em contexto local.

O desafio internacional surgiu no âmbito do BIP “Cocreation Challenges: Public Finance and SDG Application”, o qual decorreu online (sessões síncronas e assíncronas), entre os dias 27 e 31 de maio, e presencialmente, entre os dias 3 e 7 de junho, com a participação de dez estudantes do Curso de Finanças e estudantes de outros cursos internacionais que se juntaram presencialmente na NHL Stenden, nos Países Baixos. Esta colaboração internacional foi possível dada a grande proximidade entre o IPCA, a NHL e a UBU, promovida pela aliança RUN-EU.

Não obstante as barreiras linguísticas e culturais, todos os estudantes conseguiram com sucesso dar resposta aos desafios colocados pelas três entidades externas. Segundo estas empresas, os estudantes ultrapassaram as expectativas, dado o seu empenho e capacidade de pesquisa demonstrado nas propostas que apresentaram ao longo desta semana e no pitch que ocorreu no passado dia 7 de junho.

Esta oportunidade de aprendizagem enriqueceu os estudantes, não só porque lhes permitiu aprofundar o desenvolvimento das suas future skills, como também proporcionou o contacto com as reais necessidades das entidades em contexto de trabalho.

Agradecemos a disponibilidade das três entidades externas e dos seus representantes, da equipa de docentes e felicitamos os estudantes por toda a dedicação e responsabilidade empregue na resolução dos desafios lançados.