Politécnicos com cursos de Turismo criam Rede para incentivar o setor

As instituições públicas do Ensino Superior Politécnico com ensino e/ou investigação na área do Turismo, entre as quais o IPCA, assinaram um acordo de parceria estratégica que estabelece a criação de uma Rede destinada a articular, incentivar e promover atividades de interesse mútuo, designadamente ao nível da formação e da investigação.

A denominada Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo irá funcionar como uma Comissão Especializada dentro da própria estrutura do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

O acordo de parceria foi assinado em Peniche, no passado dia 14 de novembro, no âmbito de uma sessão de apresentação dos respetivos objetivos, que decorreu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria. A iniciativa contou com as presenças da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rolo, da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, do presidente do CCISP, Joaquim Mourato, e de todos os presidentes dos Politécnicos e das escolas superiores (não integradas) envolvidos neste processo.

No total, são 16 os institutos politécnicos que passam a integrar esta rede. “Um dia histórico”, foi como o classificou Fernanda Rolo, considerando tratar-se de uma “prova de que não há desafios impossíveis”.

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior classificou esta aproximação entre a investigação e o turismo como “uma inevitabilidade”, pelo que disse ser fundamental “antecipar necessidades”

Por seu turno, Ana Mendes Godinho afirmou que “esta rede é um primeiro passo muito sério para os politécnicos e o Turismo de Portugal começarem a trabalhar em conjunto para identificar necessidades e quebrar muros que ainda os dividem e pô-los a dialogar”.

A intervenção de Joaquim Mourato, presidente do CCISP, seguiu no mesmo sentido. “O turismo é um setor muito relevante para a nossa economia e a rede tem uma enorme responsabilidade na qualificação de quadros e quer dinamizar a área do turismo através de uma articulação entre politécnicos, dando assim um passo decisivo para o desenvolvimento do país”, disse.

O acordo de parceria prevê, entre várias ações destinadas a concretizar os seus objetivos, a harmonização e adequação das ofertas formativas, tendo em consideração as prioridades definidas no Programa Nacional para a Coesão Territorial e na política do turismo em Portugal, e a aposta em Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) na área do Turismo, com foco em temáticas que se relacionem com os interesses regionais e locais, bem como com a vocação turística de cada zona onde se integrem.

Neste contexto, fala também na facilitação da transição entre o ensino profissional e o ensino superior politécnico, criando oportunidades de envolvimento entre as escolas profissionais com oferta formativa na área do turismo e os institutos politécnicos.

Ao nível da investigação, o acordo refere, entre outras ações, o incentivo à criação de laboratórios colaborativos com os parceiros locais e regionais do turismo, a criação de linhas de apoio financeiro à investigação científica aplicada e ao desenvolvimento tecnológico, orientadas para a inovação do setor do turismo, e a promoção de intercâmbios institucionais, nomeadamente com os países de língua oficial portuguesa, no âmbito dos quais seja assegurada a mobilidade de alunos e pessoal docente e não docente.

A Escola Superior de Gestão do IPCA dispõe, atualmente, de um curso de Licenciatura em Gestão de Atividades Turísticas e um Mestrado em Gestão do Turismo.

Foto: Instituto Politécnico de Leiria