Com esta plataforma os SAS do IPCA pretendem melhorar a qualidade dos serviços prestados aos estudantes, permitindo, entre outros, o acesso mais rápido e fácil a uma comunicação mais eficaz através da utilização de dispositivos móveis, e a promoção da desburocratização, simplificação e a desmaterialização dos processos.
Deste modo a comunidade académica do IPCA passa a ter à sua disposição o acesso a um vasto leque de serviços digitais, suportados nas mais recentes tecnologias, promovendo-se, assim, uma melhoria significativa no acesso aos apoios e serviços prestados e, em simultâneo, garantindo ganhos de eficiência e eficácia nas estruturas internas.
A plataforma SASocial pode ser acedida através de dispositivos com acesso à internet em https://portal.sas.ipca.pt e através dos quiosques multimédia interativos distribuídos na cantina do Campus e na zona de acesso aos Serviços Académicos. Brevemente estará disponível a versão mobile.
A comunicação de conteúdos digitais está assegurada por uma rede de 13 TVs e 2 vídeo walls, distribuídos pelos edifícios do Campus e dos Polos. O objetivo destes passa por criar uma rede de comunicação moderna, com capacidade para direcionar a comunicação em função do perfil dos utilizadores existente em cada espaço.
Esta plataforma foi desenvolvida em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no âmbito do projeto FI@SAS, e financiado pelo programa SAMA de modernização administrativa, Portugal 2020, Compete 2020 e União Europeia.