Tratou-se de um encontro internacional e interdisciplinar com vista a promover a investigação e o debate nas áreas da contabilidade social e ambiental, do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade social corporativa.
Durante dois dias estiveram reunidos participantes provenientes de diversos países, designadamente Portugal, Brasil, Espanha, Reino Unido, Colômbia, Ilhas Maurícias e Suécia.
A sessão plenária dedicada ao tema “Environment & Corporate Fraud”, realizada na manhã do dia 3, contou com as intervenções de David Crowther, pioneiro a nível internacional na investigação na área da responsabilidade social corporativa. Nesta sessão participaram, também, Carmen Ruiz e Rute Abreu, ambas com um vasto currículo científico nestas temáticas.
Nas sessões paralelas, dos dias 3 e 4, foram apresentadas 24 comunicações, 10 posters e dois projetos de doutoramento. Desta forma, fomentou-se o debate nas áreas da Contabilidade e relato da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável, entre outras, contribuindo para o enriquecimento da investigação nestas áreas.
Os autores dos trabalhos apresentados têm agora a oportunidade de os ver publicados numa edição especial da revista “International Business and Economics Review” (IBER), destinada à VII Gecamb.
A manhã do dia 4 foi dedicada a um workhsop sobre como publicar artigos sobre Responsabilidade Social Corporativa em revistas científicas. Os professores David Crowther, Shalha Seifi e Manuel Castelo Branco partilharam a sua experiência enquanto editores e autores em revistas científicas prestigiadas a nível internacional, com o intuito de sugerir abordagens adequadas ao rigor dos critérios de publicação.
A conferência de encerramento da VII Gecamb foi ministrada por Eduardo Rêgo, locutor da SIC, voz dos documentários BBC Vida Selvagem e presidente da Global Association for Life – Projeto “Loving Planet”.
A reflexão em torno da “busca pelo equilíbrio perdido” culminou numa declaração de compromisso, subscrita por todos os participantes da GECAMB, na qual se jurou “por todos os meios e em todos os lugares, amar e defender o Planeta de todas as agressões perpetradas pela ação do Homem”.