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A Direção é o órgão que superiormente representa, dirige, orienta e coordena as atividades e serviços da Escola, de modo a imprimir-lhes unidade, continuidade e eficiência.
Ata da eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Pedagógico da ESG
Sandra Cunha
Diretora da Escola Superior de Gestão
Licenciada em Administração Pública, Mestre em Estudos Europeus e Doutorada em Ciências da Administração, pela Universidade do Minho.
Iniciou a sua carreira no IPCA em 1998. Desenvolve investigação na área da corrupção no sector público, transparência, compras públicas e políticas públicas. É membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.
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O Conselho Técnico-Científico (CTC) é o órgão colegial de natureza técnico-científica da ESG do IPCA, constituído nos termos dos seus estatutos definitivos.
Sónia Maria da Silva Monteiro
Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão
Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho (1997), Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade do Minho (2002) e Doutora em Ciências Empresariais (especialização em contabilidade) pela Universidade de Santiago de Compostela (2007).
Professora Coordenadora da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) na área da Contabilidade Empresarial, desde 2002, onde é coordenadora da área disciplinar da Contabilidade e Relato Financeiro.
Iniciou a sua carreira no ensino superior no IPCA em 1997 como assistente, tendo passado a professora adjunta da ESG em 2003 e desde 2012 a professora coordenadora.
Cargos institucionais:
Presidente do conselho científico do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA desde fevereiro de 2022, onde também coordena na linha de investigação da Contabilidade e Responsabilidade Social;
Membro da comissão científica do Mestrado em Auditoria da ESG ( desde julho 2023);
Membro do Conselho Coordenador de Avaliação do IPCA, desde Setembro de 2010.
Membros do Conselho Técnico-Científico da ESG
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O Conselho Pedagógico é um órgão de gestão pedagógica da ESG e pronuncia-se sobre a orientação pedagógica da ESG e tem como finalidade contribuir para garantir a qualidade pedagógica do ensino ministrado.
Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão
Doutorada em Ciências Empresariais (Finanças), Mestre em Gestão de Empresas (especialização em Finanças) e Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho.
Iniciou a sua carreira no IPCA em 1998. Desenvolve investigação na área das Finanças Empresariais, Avaliação de Desempenho de Fundos de Investimento, IPOs, Fusões e Aquisições Empresariais e Capital de Risco.
Cargos institucionais:
Presidente do Conselho Pedagógico da ESG
Diretora da Licenciatura em Finanças
Representantes dos Docentes no Conselho Pedagógico da ESG
Representantes dos Estudantes no Conselho Pedagógico da ESG
Reuniões
Processo eleitoral dos representantes do Conselho Pedagógico 2025/2027
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O Conselho Consultivo é um órgão de aconselhamento e orientação aos diferentes órgãos da Escola, é presidido pelo direção da escola e tem como membros os presidentes do conselho técnico científico e do conselho pedagógico, diretores de departamento, diretores de curso, diretor da unidade de investigação, coordenador da comissão de avaliação, representantes dos estudantes e representantes das associações académicas. Fazem, ainda, parte deste órgão, cinco individualidades externas, em representação das organizações empresariais e profissionais, relacionadas com a atividade da ESG.
Este órgão deve reunir, pelo menos, uma vez no ano e pode emitir parecer sobre os seguintes temas:
- O plano estratégico da Escola, o plano anual de atividades e o relatório anual de atividades;
- A pertinência dos cursos existentes e a criar;
- O relatório anual da comissão de avaliação dos cursos;
- Outros assuntos submetidos pelo diretor da ESG.
Membros Internos do Conselho Consultivo da ESG
Membros Externos do Conselho Consultivo da ESG
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Plano de Ação das Medidas Estratégicas da ESG no Plano Estratégico do IPCA
Relatório de Atividades da Escola Superior de Gestão do IPCA de 2023
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Estatutos da ESG publicados através do Despacho nº 7029/2020, de 9 de julho
Regulamento da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágios dos Cursos de Mestrado do IPCA
Regimento do Conselho-Técnico Científico da ESG do IPCA
Regimento do Conselho Pedagógico da ESG do IPCA
Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESG
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Discussão pública: proposta de “Regulamento de Estágios e de Projetos dos Cursos do 1.º Ciclo de Estudos “
Nos termos do n.º 2 e do n.º 3 do artigo 110.º da Lei n.º 62/2007 de 10 de setembro (RJIES), e nos artigos 100.º e 101.º do Código do Procedimento Administrativo, e atendendo à urgência de aprovação de um novo Regulamento de Estágios e de Projetos dos Cursos do 1.º Ciclo de Estudos ajustado aos novos planos de estudos em vigor na ESG, por forma a garantir a sua aplicação no ano letivo 2023/24, coloca-se em fase de divulgação e discussão pública pelo período de dez dias úteis, a Proposta de Regulamento de Estágio e Projeto Profissional dos Cursos do 1.º Ciclo de Estudos da ESG.
Os contributos e sugestões devem ser efetuados por escrito e remetidos, até às 23h59 do dia 14 de julho de 2023, para o endereço de correio eletrónico: esg@ipca.pt.