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A Direção é o órgão que superiormente representa, dirige, orienta e coordena as atividades e serviços da Escola, de modo a imprimir-lhes unidade, continuidade e eficiência.
Ata da eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Pedagógico da ESG
Sandra Cunha
Diretora da Escola Superior de Gestão
Licenciada em Administração Pública, Mestre em Estudos Europeus e Doutorada em Ciências da Administração, pela Universidade do Minho.
Iniciou a sua carreira no IPCA em 1998. Desenvolve investigação na área da corrupção no sector público, transparência, compras públicas e políticas públicas. É membro colaborador do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho.
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O Conselho Técnico-Científico (CTC) é o órgão colegial de natureza técnico-científica da ESG do IPCA, constituído nos termos dos seus estatutos definitivos.
Sónia Maria da Silva Monteiro
Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão
Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho (1997), Mestre em Contabilidade e Auditoria pela Universidade do Minho (2002) e Doutora em Ciências Empresariais (especialização em contabilidade) pela Universidade de Santiago de Compostela (2007).
Professora Coordenadora da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) na área da Contabilidade Empresarial, desde 2002, onde é coordenadora da área disciplinar da Contabilidade e Relato Financeiro.
Iniciou a sua carreira no ensino superior no IPCA em 1997 como assistente, tendo passado a professora adjunta da ESG em 2003 e desde 2012 a professora coordenadora.
Cargos institucionais:
Presidente do conselho científico do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA desde fevereiro de 2022, onde também coordena na linha de investigação da Contabilidade e Responsabilidade Social;
Membro da comissão científica do Mestrado em Auditoria da ESG ( desde julho 2023);
Membro do Conselho Coordenador de Avaliação do IPCA, desde Setembro de 2010.
Membros do Conselho Técnico-Científico da ESG
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O Conselho Pedagógico é um órgão de gestão pedagógica da ESG e pronuncia-se sobre a orientação pedagógica da ESG e tem como finalidade contribuir para garantir a qualidade pedagógica do ensino ministrado.
Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Gestão
Doutorada em Ciências Empresariais (Finanças), Mestre em Gestão de Empresas (especialização em Finanças) e Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho.
Iniciou a sua carreira no IPCA em 1998. Desenvolve investigação na área das Finanças Empresariais, Avaliação de Desempenho de Fundos de Investimento, IPOs, Fusões e Aquisições Empresariais e Capital de Risco, tendo publicações em revistas internacionais.
Em 2022 foi pioneira na implementação do Projeto 50+10 na Licenciatura em Finanças da ESG, inserido nas atividades de Inovação Pedagógica que o IPCA tem vindo a desenvolver, o qual consiste num modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas future skills. Trata-se de um projeto multidisciplinar que desafia equipas de estudantes a desenvolverem e apresentarem soluções para desafios lançados por entidades externas parceiras (públicas ou privadas), o que permite aos estudantes lidar com desafios reais e complexos relacionados com a sua área do curso. Desde 2023 que este projeto tem também uma vertente internacional que consiste na sua aplicação num país pertencente à Regional University Network – European University (RUN-EU), através de um Blended Intensive Programme (BIP), tendo sido já aplicado nos Países Baixos e em Espanha, pelo que as equipas de estudantes são multiculturais.
Cargos institucionais:
Coordenadora do Projeto 50+10 (Inovação Pedagógica) da Licenciatura em Finanças da ESG, desde 2022
Diretora da Licenciatura em Finanças da ESG, desde 2020
Membro do Comité Executivo da equipa do Projeto EPIC – Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação, desde 2024
Presidente do Conselho Pedagógico da ESG, desde 2023
Representantes dos Docentes no Conselho Pedagógico da ESG
Representantes dos Estudantes no Conselho Pedagógico da ESG
Reuniões
Processo eleitoral dos representantes do Conselho Pedagógico 2025/2027
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O Conselho Consultivo é um órgão de aconselhamento e orientação aos diferentes órgãos da Escola, é presidido pelo direção da escola e tem como membros os presidentes do conselho técnico científico e do conselho pedagógico, diretores de departamento, diretores de curso, diretor da unidade de investigação, coordenador da comissão de avaliação, representantes dos estudantes e representantes das associações académicas. Fazem, ainda, parte deste órgão, cinco individualidades externas, em representação das organizações empresariais e profissionais, relacionadas com a atividade da ESG.
Este órgão deve reunir, pelo menos, uma vez no ano e pode emitir parecer sobre os seguintes temas:
- O plano estratégico da Escola, o plano anual de atividades e o relatório anual de atividades;
- A pertinência dos cursos existentes e a criar;
- O relatório anual da comissão de avaliação dos cursos;
- Outros assuntos submetidos pelo diretor da ESG.
Membros Internos do Conselho Consultivo da ESG
Membros Externos do Conselho Consultivo da ESG
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Plano de Ação das Medidas Estratégicas da ESG no Plano Estratégico do IPCA
Relatório de Atividades da Escola Superior de Gestão do IPCA de 2023
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Estatutos da ESG publicados através do Despacho nº 7029/2020, de 9 de julho
Regulamento da Unidade Curricular de Dissertação/Projeto/Estágios dos Cursos de Mestrado do IPCA
Regimento do Conselho-Técnico Científico da ESG do IPCA
Regimento do Conselho Pedagógico da ESG do IPCA
Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências da ESG
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Discussão pública: proposta de alteração “Regulamento de Projeto em Simulação Empresarial dos Cursos do 1.º Ciclo de Estudos da Escola Superior de Gestão “
Nos termos do n.º 2 e do n.º 3 do artigo 110.º da Lei n.º 62/2007 de 10 de setembro (RJIES), e nos artigos 100.º e 101.º do Código do Procedimento Administrativo, e atendendo à urgência de alteração do Regulamento de Projeto em Simulação Empresarial dos Cursos do 1.º Ciclo de Estudos da Escola Superior de Gestão, por forma a garantir a sua aplicação no ano letivo 2025/26, coloca-se em fase de divulgação e discussão pública pelo período de trinta dias úteis, a Proposta de Alteração do Regulamento de Projeto em Simulação Empresarial dos Cursos do 1.º Ciclo de Estudos da ESG.
Os contributos e sugestões devem ser efetuados por escrito e remetidos, até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2025, para o endereço de correio eletrónico: esg@ipca.pt.