A Escola Superior de Gestão é a primeira Escola do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Iniciou a sua atividade pedagógica em 1996 com dois cursos de licenciatura, Contabilidade Empresarial e Contabilidade e Finanças Públicas, como resposta à necessidade de formação especializada na área científica da contabilidade. Desde então, 25 anos mais tarde, a oferta formativa da Escola cresceu, melhorou e atualizou-se num esforço de adequação às necessidades da região e do mercado de trabalho.
Neste momento, oferece 7 cursos de mestrado dos quais 2 em consórcio com a Associação de Politécnicos do Norte (APNOR), um em associação com o Politécnico do Porto, num esforço de maximização da utilização de recursos especializados das diferentes instituições como vantagem competitiva. Acresce a esta oferta 2 cursos de mestrado profissionais, totalizando numa oferta de 9 cursos de mestrado. Disponibiliza 6 cursos de licenciatura, a maioria em horário laboral e pós-laboral, oferecendo, desde 2010, um curso de licenciatura em gestão pública em ensino a distancia.
Com cerca de 2500 estudantes a Escola Superior de Gestão é hoje reconhecida por formar profissionais nas áreas da Contabilidade, Fiscalidade, Finanças, Gestão Bancária e Seguros, Gestão, Gestão Pública e Solicitadoria, incentivando a participação dos seus estudantes em projetos de intercâmbio internacional.
A atividade de investigação da escola está estruturada em diferentes centros de investigação: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF); participando ainda na Unidade de Investigação Aplicada à Gestão (UNIAG) do consórcio APNOR, todos voltados para projetos de investigação aplicada e ainda para a prestação de serviços à comunidade e às empresas.
Ao longo de 25 anos a Escola tem preparado profissionais que seguem carreiras em Portugal ou no estrangeiro. A manutenção de uma estreita ligação empresarial permite uma continuada adaptação da oferta educativa às necessidades das organizações e dos negócios, da qual resulta uma constante inovação de programas e de metodologias de ensino e de desenvolvimento profissional. Paralelamente à aprendizagem técnica, nas licenciaturas, a ESG desenvolve as competências transversais necessárias para um primeiro contacto com o mercado de trabalho e/ou para que os alunos prossigam os seus estudos. Nos mestrados, prepara profissionais mais especializados, por áreas funcionais ou setoriais. A oferta formativa é completada com programas de pós-graduação, cursos executivos e programas especializados sectorialmente, para o desenvolvimento dos profissionais ao longo da vida.