O Técnico/a Superior Profissional em Apoio à Gestão é o profissional que presta apoio técnico aos órgãos de direção/ administração no exercício das suas competências, assegurando a execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado; gere a agenda, contactos e toda a informação recebida e produzida, utilizando aplicações informáticas e técnicas de arquivo e indexação; colabora na identificação das necessidades de compras e gere os stocks; elabora orçamentos e identifica desvios; coordena a informação relativa aos recursos técnicos, humanos, financeiros e contabilísticos, no sentido de a aportar à gestão/direção para que esta possa cumprir com as suas obrigações; coordena e assegura a organização de reuniões, assembleias, eventos e visitas, tendo em conta o protocolo, o relacionamento e a comunicação mais adequada ao contexto.
Atividades Principais
- Assegurar a execução de tarefas administrativas, de gestão e de secretariado;
- Interpretar e gerir a informação recebida e produzida, utilizando as aplicações informáticas adequadas;
- Organizar e gerir a agenda e contactos internos e externos;
- Organizar e gerir documentos, ficheiros e arquivos em diferentes suportes, aplicando as respetivas técnicas de arquivo e indexação;
- Estruturar e redigir documentos empresariais e institucionais em língua portuguesa e inglesa;
- Colaborar na identificação das necessidades de compras, aplicando as regras de gestão económica de stocks;
- Controlar as faturas e acompanhar os movimentos de tesouraria;
- Elaborar orçamentos e análise de desvios orçamentais;
- Recolher, selecionar e preparar a informação financeira e contabilística para posteriormente analisar e elaborar os relatórios de gestão, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as instituições financeiras;
- Recolher, selecionar e preparar a informação relativa a contratos (comerciais, laborais e de seguros) para posteriormente analisar, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as seguradoras;
- Planear e organizar reuniões, assembleias, eventos, receções e visitas;
- Aplicar as normas de protocolo em situações oficiais;
- Identificar e aplicar as ferramentas adequadas ao relacionamento interpessoal, intra e inter-organizacional;
- Identificar e aplicar os instrumentos e técnicas fundamentais à comunicação eficaz.
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O que é um curso TeSP?
- É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
- Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
- É um curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
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Quando se pode inscrever num curso TeSP?
O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
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Razões para tirar um curso TeSP
- Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
- Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
- Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior expectativa salarial
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Regime e local de funcionamento dos cursos
Local de Funcionamento:
- Campus do IPCA
- Polo de Braga
- Polo de Guimarães
O local e regime de funcionamento de cada Curso é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.
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Saídas Profissionais
O Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão estará apto a desenvolver uma atividade profissional nos domínios do secretariado e/ou assessoria à Direção (Empresas, Organismos Públicos e Organismos da Economia Social de âmbito nacional ou internacional), assessoria em recursos humanos, administrativa, financeira e seguradora, assessoria de comunicação, assessoria de relações públicas, protocolo e organização de eventos.
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Destinatários
ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA
- Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
- Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
- Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.
ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA
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Propina
650€, podendo ser paga em 10 prestações*.
*Ver Apoios Sociais.
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Ação Social
- Possibilidade de Bolsa de Estudo * que pode ir até 5.261,42 euros, paga em 10 prestações mensais.
(valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
- Fundo de Emergência **
(apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
- Bolsa de Colaboradores **
(participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
- Alimentação ***
(acesso a refeições a preços sociais)
- Serviços de Saúde ***
(acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
- Serviços de Transporte ***
(serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)
* qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo.
** exclusivo para estudantes em situação de carência económica.
*** disponível para todos os estudantes do IPCA.
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Candidaturas
A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.
Se tiver dificuldades em formalizar a sua candidatura, poderá solicitar apoio junto dos Serviços Administrativos dos Polos de Braga e Guimarães, bem como dos Serviços Académicos no Campus do IPCA, em Barcelos, no respetivo horário de atendimento.
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Estrutura curricular
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
AC – Área Científica Principal
ECTS - Créditos ECTS
Semestre - S1 (1.º Semestre); S2 (2.º Semestre): A (Anual)
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Mais informações
Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:
telefone
Polo de Braga – 253 802 206
Polo de Guimarães – 253 802 208
email
tesp@ipca.pt
Email direção de curso
Profª. Vanda Roque
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Avaliação/Acreditação
Registo DGES
Estado: Registado
Número Registo: R/Cr 39/2014
Data do registo: 02-10-2014
Registos de alterações na DGES:
R/Cr 39.1/2014 em 27-04-2015
R/Cr 39.2/2014 em 09-09-2015
R/Cr 39.3/2014 em 03-08-2017