Livro “Gestão de Risco de Fraude” apresentado na Escola Superior de Gestão

O professor universitário Herval da Silva Moura apresentou, no IPCA, o livro “Gestão de Risco de Fraude – Um instrumento de Combate à Corrupção na Administração Pública”.

A obra, que resulta de uma minuciosa pesquisa académica na área da administração pública internacional, apresenta uma nova abordagem ao problema da corrupção e conclui com um conjunto de recomendações para melhorar a eficiência da gestão de risco no setor público.

Este livro decorre da tese de doutoramento de Herval da Silva Moura na área da Auditoria e Contabilidade, tendo como principal orientador científico o presidente do IPCA, João Carvalho, um dos mais conceituados investigadores no domínio da Contabilidade Pública em Portugal.

O livro demonstra a importância e a necessidade de adoção de uma estrutura de gestão de risco como instrumento de controlo e redução dos riscos de fraudes na administração pública. Na opinião de António Loureiro Gil, professor universitário que assina o prefácio, trata-se de um trabalho que fazia falta na literatura especializada brasileira.

Combater a fraude é, segundo Herval da Silva Moura, um meio de aumentar a eficiência do governo e gerar recursos para suprir as inúmeras carências existentes. A obra procura, precisamente, através da ciência, levar ao conhecimento dos cidadãos e governos federal, estadual e municipal instrumentos de controlo que possam reduzir os níveis de corrupção.

O IPCA promoveu o lançamento do livro em Portugal como parte de um processo de consciencialização da importância do combate à corrupção na administração pública portuguesa, proporcionando o uso mais eficiente, eficaz e económico do dinheiro público. Em breve, o IPCA avançará com novos projetos e estudos neste sentido, de forma a colaborar com os governos no combate a esse mal.

As apresentações do autor e da obra foram feitas, respetivamente, por Agostinho Silva, vice-presidente do IPCA, e Sara Serra, diretora do Mestrado em Auditoria da Escola Superior de Gestão.