Novo Mestrado em Gestão em funcionamento no ano letivo 2020/21

A 1ª fase de candidaturas ao novo Curso de Mestrado em Gestão decorre até ao próximo dia 12 de julho e realizam-se exclusivamente online no portal académico do IPCA

No ano letivo 2020/2021, a oferta formativa de 2º ciclo da ESG/IPCA integra um novo curso de Mestrado em Gestão fundamentalmente dirigido a diplomados nas áreas da Gestão, Finanças, Economia, Contabilidade, Fiscalidade ou áreas afins.A 1ª fase de candidaturas decorre até ao próximo dia 12 de julho e realizam-se exclusivamente online no portal académico do IPCA e regem-se pelo Regulamento de Funcionamento e Avaliação dos Cursos de Mestrado do IPCA

Com dois ramos de especialização – o ramo de Gestão Financeira e o ramo de Gestão de Recursos Humanos, o curso está organizado de forma a permitir a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências transversais, dotando os estudantes de uma sólida formação nestas áreas. De modo a ampliar e aprimorar as competências profissionais dos estudantes, os mais recentes desenvolvimentos teóricos são combinados com a análise de casos reais. É também incentivada e explorada uma primeira abordagem à pesquisa científica nessas áreas.

Os estudantes são preparados para se tornarem profissionais altamente qualificados em várias áreas de finanças (como a avaliação de ativos reais e financeiros, fusões e aquisições, corporate finance, derivados e gestão do risco), e de gestão de recursos humanos (como a seleção de pessoal, a avaliação de desempenho, a formação).

A estratégia da instituição em oferecer um novo ciclo de estudos de mestrado decorre do reconhecimento e acreditação externa da qualidade dos seus cursos de licenciatura, cuja procura se encontra perfeitamente consolidada, e da crescente exigência do mercado ao nível da oferta formativa de 2.º ciclo. A ESG/IPCA dispõe de vários cursos de licenciatura, nomeadamente os cursos de Gestão de Empresas, Gestão Pública, Finanças, Contabilidade e Fiscalidade, cujos diplomados têm manifestado um crescente interesse na prossecução dos seus estudos na instituição.

A qualificação do corpo docente da ESG/IPCA na área científica da Gestão e das Ciências Empresariais aliada ao crescimento da investigação aplicada nas áreas de especialização do curso – Finanças e Gestão de Recursos Humanos – quer através dos centros de I&D da ESG/IPCA ou com os quais colabora, com destaque para os Centros de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) e Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), atualmente com financiamento disponibilizado pela FCT, quer através da participação dos docentes em centros de investigação de outras instituições de ensino superior de reconhecido prestígio, justificam e sustentam a aposta nesse novo curso.