IPCA teve 739 candidatos para 599 vagas na 1ª fase dos cursos TeSP

O IPCA recebeu 739 candidaturas para 599 vagas disponíveis nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP).

Este resultado, referente à 1ª fase de candidaturas, constitui uma taxa de ocupação de 90,3% na instituição, ilustrando o crescente sucesso dos CTeSP.

Para o ano letivo 2018/2019, ficaram colocados nesta 1ª fase 541 estudantes distribuídos pelos 21 CTeSP nas áreas do Design, Gestão, Hotelaria e Turismo e da Tecnologia.

Entre os vários cursos disponíveis, os que registaram maior número de candidatos foram os de Mecânica Automóvel, Desenvolvimento Web e Multimédia, Apoio à Gestão e Organização e Gestão de Eventos.

O CTeSP de Mecânica Automóvel vai funcionar pela 1.ª vez no Campus do IPCA, no Edifício que está atualmente em construção para além dos cursos de Gestão Industrial da Produção, Desenho Técnico e Maquinação e Manutenção Industrial. Também a procura dos cursos como 1ª opção aumentou este ano.

As matrículas decorrem de 4 a 7 de setembro, após o qual serão divulgadas as vagas disponíveis para a 2ª fase, prevista de 11 a 13 de setembro.

Os CTeSP são cursos superiores, com a duração de dois anos, que têm como objetivo formar técnicos superiores numa área de atividade profissional, permitindo aos seus diplomados o ingresso numa licenciatura.

O IPCA foi uma das primeiras instituições do país a oferecer este tipo de cursos, no ano letivo 2014/2015, tendo diplomado os primeiros 81 técnicos superiores em 2016.

Os CTeSP do IPCA estão em funcionamento no Campus do IPCA, em Barcelos, no Polo de Braga e Guimarães e este ano pela 1ª vez em Vila Nova de Famalicão, no CITEVE.