IPCA com pedalada para uma mobilidade sustentável

O IPCA já recebeu as primeiras bicicletas no âmbito do projeto U-Bike Portugal. Das 130 bicicletas que vão circular no Campus do IPCA e na cidade de Barcelos, 65 convencionais já foram entregues.

As bicicletas vão poder ser requisitadas por alunos e funcionários da instituição sob o mote “IPCA com pedalada para uma mobilidade sustentável” e pretende-se contribuir para a “adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis e energicamente eficientes”, realça Sofia Coelho, Diretora dos Serviços de Ação Social do IPCA.

O Projeto U-bike Portugal, é um projeto de âmbito nacional coordenado pelo Instituto de Mobilidade e Transportes, I.P., que visa a promoção da mobilidade suave e prevê a realização de ações concretas de incentivo à adoção de hábitos de mobilidade mais sustentáveis nas comunidades académicas do ensino superior. Com enfoque na bicicleta, em particular na elétrica, o Projeto incide sobre camadas jovens da população, os alunos do ensino superior, e alarga-se à comunidade académica em geral.

O IPCA espera, assim, com as CABI contribuir para a adoção de hábitos de mobilidade sustentáveis e energicamente eficientes, com benefícios ao nível do ambiente, da saúde e da própria gestão do território. Segundo Sofia Coelho, este projeto está perfeitamente alinhado com o “Eixo Estratégico do Campus verde, saudável e seguro que, a par de outras iniciativas, promove uma sociedade mais sustentável e que investe na qualidade dos serviços para a sua Comunidade Académica”.

O Projeto U-bike Portugal – Operação IPCA permitirá, ainda, impulsionar as entidades da região e os próprios residentes de Barcelos para adoção de novos hábitos de mobilidade, podendo acelerar a implementação de medidas complementares facilitadoras da utilização dos modos suaves de transporte, nomeadamente a construção de ciclovias e a instalação de parqueamentos para bicicletas na cidade de Barcelos.