“Fiscalidade Internacional” – o livro dedicado aos estudantes do IPCA

Vai ser lançado no dia 3 de setembro, o livro da autoria do docente da ESG, José Carlos Abreu, com o título “Fiscalidade Internacional – Abordagem Prática no âmbito dos Impostos sobre o Rendimento”.

Com a chancela do Grupo Almedina, o docente José Carlos Abreu lança amanhã um livro que quis dedicar aos estudantes e comunidade do IPCA.

Com este livro o autor quer chamar atenção para as questões de natureza fiscal nas relações internacionais:

“O ritmo alucinante da globalização está a estabelecer novas fronteiras na fiscalidade. As regras de conexão, a localização das operações, a legitimidade/competência para a tributação, a dupla tributação internacional ou a dupla não-tributação são alguns temas que o livro em que à teoria se juntam mais de 300 casos práticos que pretendem aprofundar os conhecimentos sobre a Fiscalidade Internacional, ao mesmo tempo que se questiona se o modelo de tributação do rendimento que conhecemos, não estará definitivamente ultrapassado”.

O prefácio deste livro é escrito pela Bastonária da Ordem dos Contabilista Certificados que menciona a pertinência deste livro “pelo especial enfoque na abordagem prática nos âmbito dos impostos sobre o rendimento”.

José Carlos Abreu, licenciado e Mestre em Fiscalidade e Doutor pela Facultad de Ciencias Jurídicas y del Trabajo da Universidade de Vigo com a tese: O Estabelecimento Estável na Tributação Directa e na Tributação Indirecta – Um estudo comparado dos direitos espanhol e português. Foi, a este propósito, agraciado com o Prémio Extraordinário de Doutoramento atribuído pelo Consello de Goberno da Universidade de Vigo.

Trabalha como docente de Fiscalidade na ESG, há 15 anos e é também Diretor do Curso em Fiscalidade da ESG.