Conhecidas as novidades da Queima do Galo´23

A Associação Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (AAIPCA) apresentou, ontem, o Cartaz Oficial da Queima do Galo 2023 fechando assim as comemorações do Dia Nacional do Estudante no IPCA.

Tatiana Alves, ex-dirigente da AAIPCA, Mariana Salazar e José Oliveira da TMIPCA, Sofia Pereira da TFIPCA e André Costa da TAIPCA protagonizaram o momento musical inicial.

Se durante a emissão na IPCA TV, transmitida durante a manhã de ontem na página de Facebook do IPCA, Mariana levantou a ponta do véu, foi na apresentação oficial, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos, que as surpresas foram reveladas.

O evento que promete agitar as noites barcelenses decorre de 19 a 22 de Abril, na Zona Ribeirinha e conta com o apoio do IPCA e da Câmara Municipal.

As comemorações têm início no dia 16 de Abril, pelas 14h30, no Pavilhão Municipal de Barcelos, com a realização da Missa de Finalistas celebrada pelo Arcebispo de Braga que estará, pela primeira vez, nesta cerimónia. Já pelas 23h, a Monumental Serenata decorre junto à Igreja Matriz.
Quanto ao cartaz, no dia 19 de abril, sobem ao palco com música popular portuguesa Rosinha e Saúl e DJ Pette. No dia 20 de abril, é a vez de Kalhambeke, TAIPCA, TFIPCA, TMIPCA e Viktor Soul animarem a noite. Kappa Jotta, X-Tense e Fábio Gonçalves atuam no dia 21 de abril. A semana académica termina no dia 22 com a atuação da grande novidade deste ano: T-Rex atuando também Quim Barreiros, Echosound e Tiago Cruz que vão trazer energia até à terra do galo.

Mariana Lima, presidente da AAIPCA, referiu que o cartaz foi idealizado “no sentido de dar respostas aos pedidos do público barcelense. Procuramos inovar com a vinda de novos artistas, e teremos um dos pontos altos com a vinda de T-Rex, artista que pela primeira vez vai atuar em Barcelos”, destacou.

A vice-presidente do IPCA, Paula Tavares, considerou estas atividades como “fundamentais para uma boa integração destes estudantes. Mais do que uma celebração, este é um momento de convívio. Vivam intensamente, certos de que estão a desfrutar de alguns dos melhores momentos das vossas vidas”, mencionou.

Em representação do município, esteve a vereadora da Educação, Mariana Carvalho, para quem esta semana valoriza a dinâmica da cidade. “O município estará sempre muito cooperante. Queremos prestar todo o apoio, e estamos seguros de que esta alegria é bem recebida por toda a população barcelense”, afirmou.

Do programa consta ainda, dia 22 de Abril, o cortejo académico composto por 17 carros que irão percorrer as ruas da cidade.
Este ano, os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas e também online, através do EasyTicket. A primeira fase de pré-vendas abre já na próxima segunda-feira e termina dia 1 de Abril, tendo os passes gerais para sócios um valor de 28 euros, e o de estudantes não-sócios um custo de 32 euros. O público geral poderá adquirir os bilhetes diários na bilheteira no próprio dia.