Projeto de Simulação Bancária

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Apresentação do Projeto de Simulação Bancária

A unidade curricular de Projeto de Simulação Bancária (PSB), no curso da Licenciatura em Gestão Bancária e Seguros, assume-se como uma cadeira de carácter muito prático, centrada na importância da utilização de simuladores e aprendizagem ao nível de análise de conceção de crédito, elaboração de simulações de seguros, apresentação de aplicações financeiras entre outras propostas.

Enquanto Gestor Bancário, num ambiente cada vez mais competitivo, é necessário entender as potencialidades do uso de certas ferramentas, como é o caso dos simuladores de crédito e seguros, preparar, organizar e analisar pedidos de financiamento, para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor.

 

Objetivos do Projeto de Simulação Bancária

É objetivo desta unidade curricular, dar a conhecer aos estudantes, a existência de ferramentas disponíveis de utilização (simuladores de créditos e seguros), de forma a potenciar ao cliente final, a melhor e mais adequada proposta, como sendo, um fator crucial para o sucesso organizacional.

A combinação de todas estas aprendizagens, fará com que os estudantes tenham uma orientação real para o mercado de trabalho, surpreendendo o consumidor com o melhor produto, o melhor preço, entre outros, para conseguir a melhor posição no mercado.

Especificamente direcionado para os alunos de PSB, procurar-se-á enaltecer e dotar os estudantes de competências práticas, sobre o que aprenderam no decorrer da Licenciatura, através de análise de casos de simulação em Banca e Seguros.

Conhecimento e competências a adquirir no Projeto de Simulação Bancária

  • Criação de empresas (Bancos) para cada grupo de três ou quatro alunos, de forma a poderem responder às solicitações de mercado.
  • A elaboração de simulações de Seguros (Seguro Automóvel, Seguro de Acidentes de Trabalho, Seguro de Vida, etc) de forma a serem capazes de apresentar a melhor solução, às empresas que solicitam os pedidos.
  • Potenciar competências práticas, com a ajuda de exercícios de conceção de créditos pessoais, Leasing´s, Lease-back, etc.
  • Análise das solicitações propostas pelas empresas, como, pedido de cheques, reforma de letras, aplicações financeiras, tendo em atenção análises financeiras (Central de Riscos do Banco  de Portugal, Saldos Médios das contas das empresas, perfil de investidor, etc), de forma a adequar a resposta mais correta à solicitação proposta.

 

Atividades a realizar no Projeto de Simulação Bancária

 Seguros:

  • Emissão novos contratos;
  • Cobrança de recibos (em falta) / Emissão recibos;
  • Participação de sinistros;
  • Realização de acertos em pagamentos (estornos);
  • Gestão e registo de contactos periódicos com os clientes;
  • Gestão de uma carteira de seguros.

Banca:

  • Criação dos Bancos (NIPC, logotipo de identificação do Banco, nome, morada, e-mail, contactos telefónicos, capital social, etc);
  • Procedimentos, cuidados e normativos legais da Abertura de Contas e Clientes;
  • Critérios na colocação/atribuição de produtos (de crédito e de poupança);
  • Etapas e procedimentos na atribuição e decisão de crédito
  • A gestão da comunicação de notícias desagradáveis ao cliente.

 

Comentários de estudantes do Projeto de Simulação Bancária (2014-2015)

Projeto de Simulação Bancária é sem dúvida uma mais-valia, tenho consciência que aprendi imenso e que foi uma unidade curricular que se aproximou muito da realidade.”

Ana Margarida (2015)

 

Uma grande aventura, que nos transmitiu imensos novos conhecimentos, além de fazer com que fosse possível consolidar os nossos conhecimentos, já adquiridos na licenciatura, com os praticados em Projeto de Simulação Bancária. ”

Sofia Sousa (2015)