Curso Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão

O Técnico/a Superior Profissional em Apoio à Gestão é o profissional que presta apoio técnico aos órgãos de direção/ administração no exercício das suas competências, assegurando a execução de tarefas de gestão, administrativas e de secretariado; gere a agenda, contactos e toda a informação recebida e produzida, utilizando aplicações informáticas e técnicas de arquivo e indexação; colabora na identificação das necessidades de compras e gere os stocks; elabora orçamentos e identifica desvios; coordena a informação relativa aos recursos técnicos, humanos, financeiros e contabilísticos, no sentido de a aportar à gestão/direção para que esta possa cumprir com as suas obrigações; coordena e assegura a organização de reuniões, assembleias, eventos e visitas, tendo em conta o protocolo, o relacionamento e a comunicação mais adequada ao contexto.

Atividades Principais

  • Assegurar a execução de tarefas administrativas, de gestão e de secretariado;
  • Interpretar e gerir a informação recebida e produzida, utilizando as aplicações informáticas adequadas;
  • Organizar e gerir a agenda e contactos internos e externos;
  • Organizar e gerir documentos, ficheiros e arquivos em diferentes suportes, aplicando as respetivas técnicas de arquivo e indexação;
  • Estruturar e redigir documentos empresariais e institucionais em língua portuguesa e inglesa;
  • Colaborar na identificação das necessidades de compras, aplicando as regras de gestão económica de stocks;
  • Controlar as faturas e acompanhar os movimentos de tesouraria;
  • Elaborar orçamentos e análise de desvios orçamentais;
  • Recolher, selecionar e preparar a informação financeira e contabilística para posteriormente analisar e elaborar os relatórios de gestão, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as instituições financeiras;
  • Recolher, selecionar e preparar a informação relativa a contratos (comerciais, laborais e de seguros) para posteriormente analisar, no sentido de permitir à gestão/direção cumprir com as suas obrigações e negociar com as seguradoras;
  • Planear e organizar reuniões, assembleias, eventos, receções e visitas;
  • Aplicar as normas de protocolo em situações oficiais;
  • Identificar e aplicar as ferramentas adequadas ao relacionamento interpessoal, intra e inter-organizacional;
  • Identificar e aplicar os instrumentos e técnicas fundamentais à comunicação eficaz.

 

  • O que é um curso TeSP?

    • É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que incluem seis meses de estágio numa empresa.
    • Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional.
    • É um curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
  • Quando se pode inscrever num curso TeSP?

    O período de candidaturas é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

  • Razões para tirar um curso TeSP

    • Desenvolver competências técnicas específicas para iniciar uma atividade profissional.
    • Adquirir formação de tipo superior e integração imediata numa empresa através de estágio de 6 meses.
    • Aumentar a possibilidade de encontrar um emprego, com maior expectativa salarial
  • Regime e local de funcionamento dos cursos

    Local de Funcionamento:

    • Campus do IPCA
    • Polo de Braga
    • Polo de Guimarães

     

    O local e regime de funcionamento de cada Curso é definido anualmente no Edital do Concurso de Acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

  • Saídas Profissionais

    O Técnico Superior Profissional em Apoio à Gestão estará apto a desenvolver uma atividade profissional nos domínios do secretariado e/ou assessoria à Direção (Empresas, Organismos Públicos e Organismos da Economia Social de âmbito nacional ou internacional), assessoria em recursos humanos, administrativa, financeira e seguradora, assessoria de comunicação, assessoria de relações públicas, protocolo e organização de eventos.

  • Destinatários

    ACESSO DIRETO SEM REALIZAÇÃO DE PROVA

    • Titulares de um curso de ensino secundário profissional de Nível 4.
    • Titulares do 12º ano completo ou habilitação legalmente equivalente.
    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica (CET).
    • Titulares de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

    ACESSO COM REALIZAÇÃO DE PROVA

  • Propina

    650€, podendo ser paga em 10 prestações*.

    *Ver Apoios Sociais.

  • Ação Social

    • Possibilidade de Bolsa de Estudo * que pode ir até 5.261,42 euros, paga em 10 prestações mensais.
      (valor mínimo assegura o pagamento da propina na íntegra)
    • Fundo de Emergência **
      (apoio a fundo perdido na aquisição de refeições, despesas de transporte e despesas de reprografia e material escolar)
    • Bolsa de Colaboradores **
      (participação remunerada dos estudantes em atividades adequadas do IPCA)
    • Alimentação ***
      (acesso a refeições a preços sociais)
    • Serviços de Saúde ***
      (acesso facilitado a consultas de clínica geral no Centro de Saúde de Barcelos e consultas gratuitas no Gabinete de Psicologia do IPCA)
    • Serviços de Transporte ***
      (serviço exclusivo de autocarro Braga-Campus do IPCA e Campus do IPCA-Braga, a preços sociais)

    * qualquer aluno pode candidatar-se a Bolsa de Estudo.
    ** exclusivo para estudantes em situação de carência económica.
    *** disponível para todos os estudantes do IPCA.

  • Candidaturas

    A candidatura realiza-se através do Portal de Candidaturas.

     

    Se tiver dificuldades em formalizar a sua candidatura, poderá solicitar apoio junto dos Serviços Administrativos dos Polos de Braga e Guimarães, bem como dos Serviços Académicos no Campus do IPCA, em Barcelos, no respetivo horário de atendimento.

  • Estrutura curricular

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Fundamentos de Economia 6 1
    Fundamentos de Gestão 60 6
    Inglês 60 6
    Matemática 60 6
    Finanças Empresariais 60 6
    Direito Empresarial, Laboral e Financeiro 7 2
    Contabilidade 5
    Práticas de Secretariado e Assessoria 60 6
    Documentação, Arquivo e Indexação 6
    Gestão de Escritório 6

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

    Unidades Curriculares HC ECT Semestre
    Inglês de Negócios 4 1
    Aplicações de Escritório Electrónico 6
    Comunicação, Imagem e Atendimento 2
    Protocolo, Relações Públicas e Organização de Eventos 3
    Análise e Controlo de Custos 5
    Fundamentos de Comportamento Organizacional 5
    Operações com Bancos e Seguradoras 5
    Estágio 840 30 2

    HC - Número de Horas de Contato     ECTS - Créditos ECTS

  • Mais informações

    Poderá obter mais informações sobre os CTeSP através dos seguintes contactos:

    telefone

    Polo de Braga – 253 802 206

    Polo de Guimarães – 253 802 208

    email
    tesp@ipca.pt

    Email direção de curso
    Profª. Oscarina Conceição